segunda-feira, outubro 24, 2011

Primeira página do jornal Expresso


Este sábado fiz a minha primeira página no jornal Expresso. Tive um amigo que me deu os parabéns no facebook e fui logo ao site do expresso ver qual era a foto. Ao ver a foto da primeira página do Expresso não me lembrava de ter tirado aquela foto, agradeci ao meu amigo mas desmenti e disse-lhe que a foto não era minha. No dia seguinte passei pela agência e fui verificar a versão em papel e surgiu outra vez a dúvida se seria ou não a minha foto pois não vinha com créditos ao contrario de outra no interior do jornal, fui fazer uma pesquisa no arquivo e aí sim confirmei que era mesmo uma foto tirada por mim. O que eu e o meu editor verificamos foi que o jornal Expresso manipulou a minha foto, "limpou" as três pessoas que estavam atrás de Passos Coelho e Cavaco e acrescentou céu! Por um lado choca-me este tipo de manipulação quando é feita por fotógrafos mas neste caso a manipulação foi feita pelos designers do Expresso que usaram a minha foto da maneira que lhes serviu melhor e eu estou de consciência tranquila embora não concorde.
Já na foto publicada no interior do jornal essa não sofreu manipulações embora tenha sido um crop da original sobre a qual já escrevi um post neste blog que podem ler aqui





1 comentário:

Unknown disse...

acho que a 'manipulação' serve o propósito. aquelas pessoas eram 'ruído'. causa mais impacto assim, e para ser usada em capa, esteticamente também resulta melhor.